SE: Sealed/Selado: Vinil nunca utilizado.
M: Mint/Perfeito: Vinil Perfeito, sem nenhum sinal de uso.
NM: Near Mint/Quase Perfeito: Vinil muito bem conservado sem marcas óbvias de uso. Eventualmente pode apresentar alguma marca visível (NM-), muito pequena e superficial.
EX: Excellent/Excelente: Vinil muito bem conservado, com pouquíssimas marcas visíveis (muito leves e superficiais).
VG: Very Good/ Muito Bom: Vinil bem conservado com poucas marcas visíveis mas que podem afetar a sonoridade causando algum tipo de ruído, desde que não afete mais do que uma música. Utiliza-se VG+/VG- para evidenciar superioridade ou inferioridade do estado de conservação dentro desta classificação (VG).
G: Good/Bom: Vinil com algumas marcas visíveis que podem afetar a sonoridade, causando algum tipo de ruído em mais do que uma música. Utiliza-se G+/G- para evidenciar superioridade ou inferioridade do estado de conservação dentro desta classificação (G).
F: Fair/Regular: Vinil com muitas marcas visíveis que afetam a sonoridade ou que possam interromper a música quando for reproduzido.
P: Poor/Ruim: Vinil com muitas ranhuras, riscos, bolhas ou empeno. Salta ou trava ao ser reproduzido.
SE: Sealed/Selado: Disco Novo, sem uso. Mantém sua embalagem original lacrada
M: Mint/Perfeito: Capa Perfeita, sem sinal de uso.
NM: Near Mint/Quase Perfeito: Capa muito bem conservada sem marcas de uso. Em discos com mais de 20 anos é aceitável mínimos sinais naturais do envelhecimento do material com que foi fabricada.
EX: Excellent/Excelente: Capa bem conservada com pouquíssimo sinal de uso. Pode apresentar alguma leve marca na superficie, bordas ou cantos do papelão.
VG: Very Good/Muito Bom: Capa Inteira com pouco sinal de uso aparente. Marcas na superfície ou bordas do papelão, pequenos descascados, manchas, desgaste da tinta no local da borda do disco. Utiliza-se VG+/VG- para evidenciar superioridade ou inferioridade do estado de conservação dentro desta classificação (VG).
G: Good/Bom: Capa Inteira com alguns sinais de uso aparente. Marcas na superfície ou bordas do papelão, descascados, manchas, desgaste da tinta no local da borda do disco. Utiliza-se G+/G-: para evidenciar superioridade ou inferioridade do estado de conservação dentro desta classificação (G).
F: Fair/Regular: Capa com sinais de uso acentuados, já com alguma deterioração, porém aceitável.
P: Poor/Ruim: Capa com desgaste acentuado ou incompleta.
SHRINK
O termo "shrink" em discos de vinil também pode se referir à embalagem original selada e não aberta de um álbum, muitas vezes indicando que o item está em condições de colecionador e pode ter um valor mais alto para os entusiastas de vinil. A condição da embalagem, especialmente se ainda estiver selada, pode contribuir para a raridade e, consequentemente, aumentar o valor do disco.
"hyper sticker" em discos de vinil. Pode ser um termo específico usado por certas gravadoras ou colecionadores para descrever adesivos promocionais ou especiais colocados nas capas dos discos. A presença de um "hyper sticker" pode adicionar interesse colecionável, mas seu valor dependerá da raridade, do artista e de outros fatores.